Injustiça feita pelos jesuitas ao meu antepassado

Quero aqui homenagear e ao mesmo tempo denunciar um crime cometido ao meu antepassado Jorge Lopes da Costa, que era pessoa influente na cidade do Salvador, onde exerceu funções, como procurador da Câmara, tesoureiro da Misericórdia e procurador da Condessa de Linhares (filha de Mem de Sá).
Filha de Mem de Sá (c. 1506-1572), 3.º Governador do Brasil, D. Filipa foi condessa de Linhares, por casamento com D. Fernando de Noronha (†1608). Viúva e sobrevivendo a seus filhos, D. Filipa de Sá deixa como herdeira universal de todos os seus bens e rendas, herdados de seu pai e do conde seu marido, a Companhia de Jesus, para construção da igreja do colégio de Santo Antão-o-Novo em Lisboa, cuja capela-mor destinou em testamento para seu panteão.
Os bens móveis de D. Filipa, avaliados no total em mais de 3 milhões de reis, foram arrolados pelos Jesuítas em inventários da fazenda, prata e ouro, e livros, compreendendo cada um 211, 88 e 30 entradas, respectivamente, que revertem em cerca de 1.000 espécimes. A presente comunicação pretende dar a conhecer este importante documento, até à data inédito, as suas características e o contexto em que foi produzido.
O universo dos espécimes inventariados é, na sua grande maioria, constituído por objectos enquadráveis na categoria das Artes Decorativas: mobiliário, têxteis, porcelanas, ourivesaria. São especialmente significativas as indicações sobre tipologias, proveniências e valores que integram a descrição dos items. ‘Feitos na terra’, vindos de paragens europeias ou d’além-mar, o conjunto dos bens materiais da Condessa de Linhares reflecte o acumular de riqueza e o aparato social, com particularidades muito próprias, de uma casa da principal nobreza de Corte, no espaço português do final de Quinhentos e início de Seiscentos.
No entanto, Jorge Lopes da Costa, foi acusado de ser judaizante pela Inquisição em 1633 e 1645, Por ser este o único impecilho dos jesuítas de roubarem os bens de D. Filipa. Espero deixar aqui meus sinceros agradecimentos a esse heroi anônimo do passado, e minha total repulssa por esses ladrões, assassinos e deturpadores dos jesuitas, e espero que o Senhor Jesus faça justiça por todos aqueles que sofreram e sofrem injustiça vinda por esses malvados atores e dominadores, que fingem ser bonzinhos, mas são demônios disfarçados de uma falsa santidade.

http://www.chap-apha.com/pdf/sessoes_simultaneas/SS3_C5.pdf

http://batistacavalcante.blogspot.com.br/2010/02/dados-historicos-da-familia-costa.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A gravata

sexo entre o casal a luz das escrituras e costumes judaicos

Refutando a doutrina mórmon