Dízimo- Malaquias

Ontem, o Espírito Santo de Deus me fez fazer uma hermenêutica do livro de Malaquias, pois um sujeito pôs um vídeo de um pastor explicando que quem não entrega o dízimo é ladrão e por isso vai pro inferno. O rapaz insultou o pastor a afirmou que o texto era para o sacerdote e não pra nós. Vejamos...

"Peso da palavra do SENHOR contra Israel, por intermédio de Malaquias."
Malaquias 1:1

Como se vê, logo no primeiro versículo, o autor deixa claro para quem está endereçada a profecia, ou seja, para Israel. Nós somos o Israel de hoje, através do sangue do cordeiro;

"Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.
Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne.
Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus."
Romanos 2:25,28,29

"E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,"
Romanos 11:17

O livro de Romanos, que foi endereçada aos judeus da diáspora, demonstra que é judeu todo aquele que aceita a Jesus como salvador. Logo, o livro de Malaquias foi escrito para nós também.

No versículo 2 de Malaquias, Deus discorre sobre o amor dele para com o povo.

No final do versículo 6, Deus começa a falar ao sacerdote, que profanavam o altar oferecendo pão imundo (V7), sacrificio de animal cego, coxo ou enfermo (V 8),

No capítulo 2, verso 2, Deus discorre sobre o sacerdote não dar a honra devida ao nome do Senhor, e por isso estavam amaldiçoados.

No versículo 10, Deus começa a falar com todos, sacerdotes e povo:

"Não temos nós todos um mesmo Pai?"
Malaquias 2:10

"O Senhor destruirá das tendas de Jacó o homem que fizer isto"
Malaquias 2:12

Está claro que Deus não está falando apenas aos sacerdotes, até porque, se fosse não estaria na bíblia.

"Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do Senhor de lágrimas, com choro e com gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão.
E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança."
Malaquias 2:13,14

Deus rejeita o culto do adúltero, será que este adultero é o sacerdote, ou todo o homem pecador?

"Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais."
Malaquias 2:16

Aqui, Deus se mostra contrário à violência domestica e ao divórcio.

"Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos."
Malaquias 3:1

Neste versículo Deus fala da futura vinde de João Batista, que é o "mensageiro", e do Senhor Jesus, "senhor, a quem vós vós buscais"

"E a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos."
Malaquias 3:4

Agora, em Jesus, Israel e Judá são um só reino, o reino do Messias, e por isso a oferta voltará a ser aceita.

"Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos."
Malaquias 3:6

Mais uma vez Deus demonstra estar falando a todo o povo e não apenas aos sacerdotes, como ensinam os falsos doutores da internet.

"Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas."
Malaquias 3:8

Ser ladrão é um atributo do diabo:

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."
João 10:10

Você quer ser igual ao diabo, continue a negar de entregar a Deus o que é dele, continue a usar o dízimo do Senhor para outras coisas. Voce terá o mesmo destino do diabo:

"E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre."
Apocalipse 20:10

Jesus abençoe o nosso dia.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A gravata

sexo entre o casal a luz das escrituras e costumes judaicos

Refutando a doutrina mórmon