O malandro

Quando se fala sobre o malandro, se pensa em um homem esperto, com roupas brancas e chapéu de mesma cor que leva vantagem em tudo. Malandro foi tema da salgueiro esse ano, a escola acabou tendo a quarta colocação. Mas sera que é só isso mesmo, ou tem algo a mais no conceito de malandro.
Na verdade, malandro é uma entidade da umbanda, que é cultuada principalmente aqui no Rio de Janeiro, tem como principal representante o Zé Pelintra. Eles se vestem todos de branco com chapéu de igual cor, com exceção zé Pretinho, ou com listras como o Malandro da camisa listrada. São confundidos com os Exus, mas são diferentes, pois pertencem a linha das almas, a mesma dos pretos velhos, boiadeiros e mineiros.
Companheiro da prostituta, o malandro é figura recorrente no imaginário brasileiro. Sua avaliação, entretanto, tende a ser menos negativa do que a dela. Segundo Roberto DaMatta (1997), sua caracterização está relacionada à sua aversão pelo trabalho e à individualização da sua figura e de seus costumes. Contudo, é inegável em nosso meio social a valorização da sua desenvoltura para resolver problemas e quase sempre levar vantagem, inclusive nas situações francamente adversas.
Entidades de luz, carismáticas, chegam aos terreiros de umbanda, com seu samba no pé, seu cigarro na boca, chapéu de panamá de lado com toda a ginga de um malandro.
Não é originário da umbanda, têm como sua origem, os rituais do catimbó, provenientes do Nordeste brasileiro, onde até hoje é cultuado a imagem do malandro Zé Pelintra, chefe da linha dos malandros.
Zé Pelintra nasceu no nordeste, mais provavelmente em Recife e veio para o Rio de Janeiro, onde se malandriou na Lapa e um certo dia foi assassinado a navalhadas em uma briga de bar. Assim, Zé Pelintra formou uma bela Falange de malandros de luz, que vêm ajudar aqueles que necessitam, os malandros são entidades amigas e de muito respeito, sendo assim não aceitamos que pessoas que não respeitam as entidades e a umbanda, digam que estão incorporados com seu Zé ou qualquer outro malandro e que eles fumam maconha ou tóxicos; entidades usam cigarros e charutos, pois a fumaça funciona como defumador astral.
Os malandros vêm na linha de Exu, mas malandros não são Exus!
Eles ficam bravos quando são confundidos ou comparados com Exú, pois malandros são entidades da rua, assim Exú que com ogum são donos da rua, as emprestam para que os malandros possam malandriar.
Ao contrário dos Exus que estão nas encruzilhadas, encontramos os malandros em bares, subidas de morros, festas e muito mais.
http://umbanda-de-deus.blogspot.com.br/2010/04/umbanda-religiao-brasileira-e-um-misto.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Malandros_na_umbanda
Segundo a bíblia, o ato de consultar os mortos é condenável:
“Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.” Deuteronômio 18:9-12
Além de ser um pecado, é idolatria:
“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.” Êxodo 20:1-6
Segundo a bíblia, todos esses seres são, na verdade, demônios:
“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10
“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” João 8:44
Agora pense. Quantos homens morrem a todo momento em bares, e porque só um dos anos trinta é que ficou com o poder de um “deus”. Só Jesus Cristo é o Senhor. Aceite a Jesus e abandone a todas essas mentiras de satanás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A gravata

sexo entre o casal a luz das escrituras e costumes judaicos

Refutando a doutrina mórmon