JESUS CRISTO E O DIA DO SENHOR


A questão do quarto mandamento (Exodo 20.08-11), não foi o papa ou a igreja romana que mudou o dia de descanso para o domingo, e sim o próprio Senhor Jesus,o autor dos dez mandamentos, pois segundo Marcos 16.09, foi nesse dia que ele ressuscitou. A ceia do Senhor e a reunião dos crentes era também no domingo(Atos 20.07).
A palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (Domingo), italiano (Domenica), francês (Dimanche) e em todas as línguas de origem latina.
Algumas ceitas, como o adventismo e o judaísmo, idolatram esse dia, tornando-o maior que o próprio Deus, pois Jesus disse que existem dois grandes mandamentos: o de amar a Deus acima de todas as coisas e o próximo como a sí mesmo(Mateus 22.37-39), e daí pergunto, onde está o sábado nesses dois mandamentos?
Santo Inácio de Antioquia (†107), mártir no Coliseu de Roma, bispo, dizia: “Aqueles que viviam segundo a ordem antiga das coisas voltaram-se para a nova esperança, não mais observando o Sábado, mas sim o dia do Senhor, no qual a nossa vida foi abençoada, por Ele e por sua morte” (Carta aos Magnésios. 9,1).
Justino (†165), mártir, escreveu: “Reunimo-nos todos no dia do sol, porque é o primeiro dia após o Sábado dos judeus, mas também o primeiro dia em que Deus, extraindo a matéria das trevas, criou o mundo e, neste mesmo dia, Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dentre os mortos“ (Apologia 1,67).
Esses homens viveram na igreja primitiva, ou seja, ainda não havia a igreja romana, pois, a mesma foi fundada por Constantino em 321, então, acredito que devemos deixar de ser meninos e tornarmo-nos adultos(I Corintios 13.11).
A qustão é simples. O mandamento diz: “Seis dias trabalharás e no sétimo descansarás”, se você, como a maioria dos brasileiros, começa a trabalhar na segunda-feira, logo o sexto dia de trabalho será no sábado, tornando assim o domingo como o sétimo dia, sendo esse o de descanso, repouso e dedicação as coisas de Deus.
SHALON

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A gravata

sexo entre o casal a luz das escrituras e costumes judaicos

Refutando a doutrina mórmon