O liberalismo nas igrejas




No início, os seminários começaram a ensinar a teologia liberal como forma de testar a fé dos futuros líderes. Mas o que aconteceu foi o contrário, criou-se um exercito de ateus doentes passando sua doença para todos os demais membros da igreja. Hoje, todos os que aceitam tal teologia como verdade, estão com suas igrejas mimguando, pois se eu não creio nos acontecimentos bíblicos, então o que estou fazendo sentado num banco de igreja? Se eu não creio em milagres, por que continuo entregando dídimos e ofertas? E o pior, se eu não creio no poder transformador do evangelho de Cristo, então por que pregá-lo aos perdidos? Logo, se me encontro em tais condições, seria eu um pagão herege ao invés de um cristão?
Então o que seria a tal teologia libera? Teologia liberal ou liberalismo teológico foi um movimento teológico cuja produção se deu entre o final do século XVIII e o inicio do século XX. Relativizando a autoridade da bíblia, o liberalismo teológico estabeleceu uma mescla da doutrina bíblica com a filosofia e ciencas da religião.
Agora acredito que o caro leitor já tem uma breve ideia do que seria esse câncer que contamina a igreja de hoje, transformou igrejas europeias em bares, prostibulo, cassinos e coisas semelhantes, o mesmo tem acontecido nos Estados Unidos e Canadá. Tive um pastor que cria em tal teologia, a igreja que ele assumiu tinha noventa membros na época, hoje não passa dos trinta. Lembro-me que em um culto de oração ele pediu que ninguém pedisse que orassem pela cura de ninguém, pois Jesus não cura mais ninguém, ele só o fez na época em que esteve encarnado por interesse próprio. Passados os anos, fui para outra igreja, me casei, fui levantado a pastor, e tive a experiência de ver pessoas serem curadas somente com o toque do meu dedo e a autoridade do nome de Jesus, tantas outras caiam endemoniadas e após terem seus demônios expulsos, tiveram uma verdadeira transformação de vida.
Reencontrei ele alguns dias atrás e conversamos sobre o assunto, ele repetiu o que havia dito a cerca de treze anos atrás, na época em que eu era ainda ingênuo, contei-lhe o que Deus havia feito através do meu ministério, e ele tentou convencer-me que eu usava técnica de hipnotismo, mas eu disse a ele e é verdade, nunca estudei hipnose, não conheço nenhuma técnica nem nunca conheci, e pra falar a verdade nem quero saber nada sobre isso, só sei que meu Senhor cura, liberta, salva e batiza com o Espirito Santo.

Comentários

  1. Amigão, legal sua abordagem, porém, existe uma grande diferença entre o liberalismo teológico e o teólogo livre pensador. O primeiro é aquele teólogo que ainda está no nível do confronto (apologético), buscando outras possibilidades sistemáticas através dos recursos bíblicos e arqueológicos, ou seja, ainda encontra-se preso nas molduras do cristianismo. O segundo teólogo, é alguém que transcende a todas tradições e fenômenos religiosos, muitas vezes chamado de herege erroneamente, buscando novas perspectivas no passado bíblico e trazendo desse, novas contextualizações para as perguntas de hoje, que com ceteza, são muito diferentes daquelas feitas na época dos escritores bíblicos. Leia o meu artigo sobre o tema: http://www.jornaldespertar.blogspot.com.br/2013/04/a-virtude-de-ser-um-herege.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kadu, muito obrigado por sua orientação, realmente muito me edificou. Por falar no seu artigo, eu o li e gostei muito. Mas, pelo que entendo, o gnosticismo foi um problema para o cristianismo primitivo, mas concordo que quem possui discernimento de escolha e de seleção, é possuidor de uma sabedoria acima da média e totalmente livre de qualquer forma de controle e manipulação, mas, sinto falta da ingenuidade de outrora, não da ignorância, mas da ingenuidade. Pessoas que iam com suas famílias a igreja no domingo pela manha, depois se reuniam para o almoço, onde oravam juntos, se ajudavam, se preocupavam uns com os outros. Pessoas que lutavam por seus sonhos, que superaram a opressão de uma ditadura terrível, o problema dos altos preços, precariedade da saúde e dos meios de transporte, mas hoje não conseguem vencer coisas simples, “o seu demônio interior”, hoje vale a lei do mais forte, do mais poderoso, do melhor argumento. A sociedade nunca esteve tão livre, mas também tão presa. É mais fácil rachar e abrir uma nova denominação do que o dialogo, isto porque os líderes não querem ouvir ninguém e os que saem por sua vez não querem ser humildes e reconhecer sua insignificância mediante a grandeza de Deus. Estamos no tempo onde crentes se embreagam, se prostituem, cometem todo o tipo de pecado e se agarram a teorias onde seus autores nunca experimentaram o real avivamento. As vezes acho que devemos nos render ao que nos chegou até nós e que ao meu ver tem tudo para ser a palavra de Deus, e é assim que quero pensar e viver. Creio que a bíblia é a palavra de Deus, e posso ler qualquer autor, ou ter qualquer outro ensinamento, que prefiro ficar com a que eu recebi, sei que existem erros de traduções e muitas falhas, mas o amigo há de convir que a essência é a mesma, ela não mudou. Fique na paz do Senhor Jesus.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A gravata

sexo entre o casal a luz das escrituras e costumes judaicos

Refutando a doutrina mórmon